Recife, frevo e carnaval são sinônimos. Prévias carnavalescas como o Bal Masqué e o Baile Municipal, acertos de marchas, desfiles de agremiações e um universo de atrativos encantam os olhos e animam a vida. Grandes shows artísticos com atrações de qualidade são abertos ao público em geral, um democrático diferencial de Pernambuco.
Segunda-feira de Carnaval é dia de Encontro de Grupos de Maracatu Rural, um momento de grande beleza plástica, em que a influência afrocultural pode ser conferida no colorido das fantasias e na riqueza coreográfica. Patrimônio Cultural Imaterial (IPHAN), o Maracatu remete ao período áureo do Ciclo do Açúcar em Pernambuco. Mais de 50 grupos, entre maracatus e cavalos-marinhos, agremiações tradicionais
Os papangus do carnaval de Bezerros, cidade do agreste de Pernambuco (107 quilômetros do Recife) são uma tradição centenária. Nasceu de uma brincadeira de familiares dos senhores de engenhos, que saiam mascarados, mal vestidos, para visitar amigos nas festas de “Entrudo” (Nome dado ao antigo Carnaval do século dezenove) e comiam angu (Comida típica do Agreste Pernambucano). Fonte: PE no Carnaval
Que Pernambuco é a terra do frevo, todo mundo sabe. O ritmo típico é o destaque cultural do Carnaval de Olinda, mas em suas ruas históricas também se dança o maracatu, coco, samba e afoxé.
Todos os anos, a cidade é decorada para homenagear algumas personalidades que ajudaram a manter a cultura e tradição do Carnaval e fica mais colorida com enfeites, bandeirolas e sobrinhas de frevo, que se misturam com as fantasias dos milhares de foliões.
A festa junina como conhecemos tem origem em Portugal. Segundo o historiador Walmiré Dimeron, o evento nasce inspirado na devoção dos portugueses a São João, São Pedro e Santo Antônio. “Curiosamente, o santo que fez mais sucesso no Brasil foi São João, que acabou dando nome à festa, a qual começou em sítios e fazendas na zona rural. Em Caruaru, a tradição junina começou em bairros periféricos até chegar ao Centro na década de 70. Até o começo do século XX, as pessoas iam até as fazendas para aproveitar os festejos”
Made with
HTML Code Creator
SIGA-NOS!